sábado, 29 de agosto de 2009




Aqui morava um rei

"Aqui morava um rei quando eu menino
Vestia ouro e castanho no gibão,
Pedra da Sorte sobre meu Destino,
Pulsava junto ao meu, seu coração.

Para mim, o seu cantar era Divino,
Quando ao som da viola e do bordão,
Cantava com voz rouca, o Desatino,
O Sangue, o riso e as mortes do Sertão.

Mas mataram meu pai. Desde esse dia
Eu me vi, como cego sem meu guia
Que se foi para o Sol, transfigurado.

Sua efígie me queima. Eu sou a presa.
Ele, a brasa que impele ao Fogo acesa
Espada de Ouro em pasto ensanguentado."

*O poema fala sobre o pai de Ariano Suassuna -João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suaçuna , Presidente da Paraíba entre 1924 e 1928 que foi assassinado na capital da República em meio aos acontecimentos que sucederam a evolução de 30- e como ele ( Ariano Suassuna ) se sentiu ao saber da morte do seu pai.

By: Janine Oliveira ;

Um comentário:

  1. acabei de assitir à um documentário sobre os acontecimentos na Paraíba que antecederam a revolução de 30, e o final é exatamente a declamação deste poema por Ariano. Realmente o poema é maravilhoso e carregado de emoção. Além de ser hipnotizante sua declamação.

    ResponderExcluir